Super Casa Diniz
(18) 3622-3955 (18) 99793-1500

Saiba os cuidados que você deve ter com a alimentação de seu pet


 

Manter uma alimentação saudável pode ser algo difícil de se fazer. É preciso buscar equilíbrio, evitar excessos e manter a disciplina. Ao contrário de nós humanos, os animais de estimação não têm essa percepção e cabe aos seus donos zelarem para que eles tenham refeições saudáveis.

Uma das coisas a serem evitadas é oferecer alimentos humanos para os pets. Esse tipo de comida costuma irritar o estômago e provocar diarreias nos bichinhos. Por isso, busque não deixar seus animais de estimação perto da mesa de refeição. Se você não conseguir, tenha sempre um biscoito à mão para ir dando pequenos pedaços a eles.

E caso você não consiga resistir a “carinha de dó” do seu pet, alimente-o de forma equilibrada, preferindo carne bovina, frango ou peixe, com uma porção de arroz. Cenoura, chuchu, abobrinha e vagem possuem importantes vitaminas para os animais.

Mas nada de tempero! Apenas um pouco de sal. Frutas só devem ser dadas em ocasiões especiais. Também não devemos dar chocolate e uvas, pois esses alimentos são tóxicos para os animais.

RAÇÃO

O ideal é alimentar seu animal de estimação apenas com ração de marcas conhecidas e adquirida em pacote fechado. Evite comprar ração a granel, pois não é possível saber sua procedência e os cuidados que foram tomados com sua higiene.

Somente dê petiscos próprios para animais e que não ultrapassem 10% das calorias diariamente necessárias. Os patês são indicados principalmente para gatos, uma vez que eles ajudam na hidratação. Os bichanos bebem pouca água e, por isso, estão mais propensos a desenvolver cálculos nos rins e na bexiga.

É preciso, antes de mais nada, cuidar da higiene dos pratinhos. Eles precisam ser lavados e bem secados, pois a umidade atrai bactérias que podem provocar dor de barriga nos pets.

QUANTIDADE

Filhotes de cães devem se alimentar de três a quatro vezes por dia. A partir de um ano, as refeições diárias dos cachorros devem ser feitas duas vezes.

Já os gatos podem comer à vontade. Eles costumam “beliscar” a ração de vez em quando. Por isso, deixe a comida deles sempre à disposição.

Animais idosos e castrados precisam comer rações específicas para essa faixa etária, que são mais magras e possuem mais fibras, proteínas e substâncias oxidantes. Para os obesos, a opção ideal é a ração light, com pouca gordura, grande quantidade de fibras e proteínas.

Todos os direitos reservados