Super Casa Diniz
(18) 3622-3955 (18) 99793-1500

Os benefícios da carne vermelha


Por muito tempo, a carne vermelha foi apontada como uma vilã, levando toda a culpa de problemas alimentares. Algumas pessoas defendem que é necessário evitá-la ou até mesmo retirá-la da nossa alimentação. Porém, novos estudos mostram que o consumo da carne vermelha é importante e deve fazer parte da nossa dieta.

A carne vermelha é rica em proteínas, que o nosso corpo utiliza para produzir e reparar osso, pele e cartilagem. Elas ajudam a construir e manter a massa muscular magra. Além disso, é a proteína, dentre todos os macronutrientes, a que mais gera saciedade e reduz a vontade de comer.

Ferro, zinco e vitaminas B6 e B12 também são encontrados na carne vermelha. A vitamina B12 é indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. Já o ferro contribui para a prevenção da anemia. Para quem pratica atividades físicas, a carne vermelha é essencial, pois possui creatina, que é responsável por melhorar o desempenho nos exercícios e ajuda no crescimento e desenvolvimento muscular, bem como fornece aos músculos um maior suprimento de energia e melhora a resistência.

Além da anemia, a carne vermelha colabora na prevenção de outras doenças. Ela fornece L-carnitina – um aminoácido que pode ter impacto positivo para saúde. A carnitina desempenha um efeito sobre a hipertensão, estresse oxidativo, óxido nítrico e inflamação. Ela também está associada a uma redução de 27% na mortalidade por todas as causas em pacientes com insuficiência cardíaca.

Uma maior ingestão desse aminoácido por pacientes com diabetes tipo 2 também contribui para a melhora dos níveis de glicemia em jejum e o perfil geral do colesterol. A carnitina ainda ajuda na perda de peso.

Todos os direitos reservados