Super Casa Diniz
(18) 3622-3955 (18) 99793-1500

Os benefícios da alimentação saudável


Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo e também para prevenir doenças.

Por meio dela, é possível melhorar o sistema imune, o trânsito intestinal, a qualidade do sono, o humor e a capacidade de concentração. A alimentação correta ainda auxilia no metabolismo e na redução do peso.

A alimentação incorreta, por sua vez, pode provocar inúmeras doenças, como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, hipertensão e até mesmo câncer.

É muito importante comer de maneira regulada e equilibrada, ingerindo a quantidade certa de cada grupo alimentar. Dessa forma, é possível evitar problemas do coração. A aveia, por exemplo, ajuda a conter a taxa de colesterol.

Já o consumo regular de vegetais supervitaminados, como brócolis e espinafre, fortalece o sistema imunológico. A cenoura e a cebola, que são ricas em antioxidantes, retardam o envelhecimento das células.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a alimentação inadequada é a segunda maior causa de câncer que pode ser prevenido. Esse hábito também é responsável por cerca de 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento, como o Brasil, e por 35% das mortes pela doença.

Uma alimentação com variedade, moderação e equilíbrio, com riqueza em frutas, legumes e verduras, sem o consumo de alimentos ultraprocessados, poderia prevenir de 3 a 4 milhões de novos casos de câncer por ano no mundo todo.

A alimentação saudável ajuda ainda a regular a produção de hormônios e, assim, evitar problemas como doenças da tireoide, insônia e infertilidade.

Existem alimentos que previnem o desgaste muscular e ajudam na sua regeneração, evitando dores nas costas, nas pernas, entre outras.

A expectativa de vida de uma pessoa está ligada a uma alimentação de qualidade. Para viver mais e melhor, ela precisa consumir grãos, fibras, vitaminas e proteínas.

Todos os direitos reservados